Fantasmas (Parte 1)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Depois do almoço avancei apressada pela enorme escadaria do hall do CT e depois pelos corredores do Instituto de Física.

Quando entrei no saguão da biblioteca e vi o Zé e o Lino no balcão, senti alegria...e alívio. Tudo estava em seu lugar. Sorri.

-- E aí, rapazes! - saudei.

Eles me sorriram.

-- Puxa, você está preta, garota! Foi a praia!? - saudou-me Zé.

Eu ri. Avancei pelo bequinho do balcão e beijei as faces do Zé. Depois, com naturalidade, dei outro passo e beijei as faces do Lino. Era a primeira vez que beijava-o. Eu me sentia vermelha...

Como era de praxe, começamos a tagarelar... quer dizer, eu e o Zé começamos a tagarelar.
Lino prestava muita atenção mas falava pouco. Como fui gostar desse cara?

Falei da praia, do toboágua, do churrasco, do bloco, da caipifruta, da minha sandália que arrebentou, do primo que me derrubou suco, do confetti que caiu nos meus olhos, falei de tudo... menos de Rafael, claro.
Zé falou do retiro que fizera com sua igreja, do local, das caminhadas, dos amigos...
O Lino... bem, o Lino se limitou a dizer que tinha passado bem, que bebeu um pouco e que foi dormir tarde todos os dias.

Entre um tópico e outro fazíamos um atendimento.

Eu tentava ao máximo ignorar como eu me sentia em relação ao Lino agora. Acho que foi por isso que falava tanto... Me distraía.
Estava difícil controlar meus olhos para vê-lo com espontaneidade sabendo o que eu sabia. Que estava enamorada dele... Não conseguia encará-lo. Tinha medo que ele visse a verdade no meu olhar como Deguinha e Lili viram.
Mesmo meus olhares furtivos estavam diferentes. Me peguei reparando na forma como ele movia os lábios enquanto falava com o Zé. Sua boca, como a maioria dos orientais, era perfeitamente desenhada e os lábios eram cheios... pareciam macios...
É melhor eu sair daqui! - concluí.

Peguei alguns livros que estavam sobre o balcão e os empilhei.

-- Já fez a estatística destes aqui, Zé? - perguntei arrumando a pilha no carrinho que ficava encostado na parede.
-- Já sim, Alya. Vai arquivá-los? - respondeu girando na cadeira para me olhar.
-- Vou sim. É melhor não deixar acumular... - ...e é melhor eu sair daqui antes que o Lino perceba que estou caidinha por ele...

Empurrei o carrinho e segui para a porta dupla que separava o saguão e o acervo.
O acervo era um salão comprido. Devia caber quase umas duas quadras de volei dentro dele.
As estantes eram dispostas no sentido do comprimento formando uns seis corredores estreitos e perpendiculares ao corredor central em que eu estava.

Era um daqueles momentos em que o acervo ficava vazio. Naquele horário os alunos estavam em suas classes.
Mesmo naquela amplidão, eu ainda ouvia o burburinho dos rapazes conversando no balcão de atendimento, Nini Brantes falando ao telefone (o escritório dela ficava no fundo do salão) e de seu Manoel guilhotinando papéis (sua sala vivia fechada por causa do barulho, ficava do lado oposto do salão).

Eu empurrava o carrinho que fazia aquele barulhinho monótono de rodinhas sobre assoalho.
Olhei os livros que tinha que guardar e verifiquei os códigos em suas lombadas. Classe 539... Hum... Deve ser no corredor quatro, lado esquerdo... - pensei - e empurrei o carrinho para lá.

Passei pelo corredor um, passei pelo corredor dois...
Quando passei pelo corredor três, vi um senhor de pé de frente para as prateleiras. Estava a alguns metros de mim, mas dava para ver que podia ser um médico. Todo de branco: usava um jaleco de botões até o pescoço, calça e sapatos brancos. Folheava um livro tranquilamente.

Oh... O acervo não estava tão vazio, afinal.
Avançava para o corredor quatro, quando me lembrei de alertar àquele senhor para não repor a obra consultada na estante - tínhamos que contabilizar os assuntos...
Na mesma hora dei um passo para trás me esticando para olhar o corredor anterior de novo.

O homem sumira.

Franzi a testa. Como pôde? - pensei surpresa - Será que ele passou por mim? Teria ele dado a volta tão rápido sem que eu o visse ou o ouvisse naquela quietude? - eu sorri - Devo estar muito lerda mesmo...
Balancei a cabeça e voltei ao meu corredor de interesse...

E o homem estava lá.... no meio do corredor quatro!

Levei um segundo para realizar que só havia uma forma de ele ter chegado ali tão rápido sem que eu tenha visto... Atravessando as estantes!

Eu travei. Meus olhos se arregalam, meu coração bombou e os cabelos subiram!

Segurando o grito, simplesmente larguei tudo para trás e praticamente corri de volta ao balcão. Os meninos se assustaram com a maneira que eu empurrei as portas duplas e me joguei na cadeira entre eles.

-- Que foi, Alya!? Você está pálida! - perguntou o Zé sorrindo dubiamente.

Lino também se virou para mim. Inclinava-se para olhar meu rosto.
Eu apoiei os cotovelos na bancada e segurei minha cabeça com as duas mãos. Respirava apressada.

-- A-a-acho que vi um fantasma... - minha voz tremia - Um homem de branco... - respirei fundo - ...entre as estantes!

Eu achei que os dois iriam rir de mim, mas me surpreendi quando Lino, sem dizer nada, se levantou e foi para o acervo e o Zé, depois de balbuciar alguma coisa, foi a passos rápidos para a copa.

Não era a primeira vez que isso me acontecia.

Uma vez, eu tinha uns 14 anos, nós, minha família e parentes, voltávamos de Duas Barras, interior do Estado, quando minha mãe começou a sentir-se mal. Pressão alta.

Paramos num pronto-socorro para que ela tivesse atendimento. Eu fiquei no carro com minha prima, já adulta, e meus irmãos. Eles demoraram quase uma hora lá dentro.

Quando olhei para a escadaria do hospital e vi minha mãe e meu pai descendo por ela, notei que eles estavam acompanhados por um senhor de branco, médico com certeza.
Seria uma cena até natural - que alguém acompanhasse os forasteiros à saída - se não fosse o fato de o homem não ter imagem nenhuma dos joelhos para baixo... Transparente.

Eu olhei, pisquei e olhei de novo e conforme meus pais se aproximavam do carro a imagem do médico ia desaparecendo, até sumir por completo quando eles entraram no carro.
Eu estava cravando as unhas no braço de minha prima sem conseguir falar o que via e ela apertou a minha mão.

-- Eu estou vendo também... - falou ela calmamente quando viu o pânico em meus olhos. - Fique calma. - completou. Minha família é toda assim...

Essa era minha segunda vez. Houveram outras... talvez eu conte...

-- Não há ninguém no acervo... - comentou Lino quando voltou. A dúvida no rosto.

Eu, ainda sentada, bebia a água que o Zé me trouxera. Olhei atônita para a cara dos dois rapazes que me olhavam atônitos também.

Três medrosos.
De repente meu nervosismo explodiu em gargalhadas!

-- K-k-k-k-k! Eu vi um fantasma!!! - ria nervosa com a mão na boca.

Os dois não estavam preparados para minha reação. Entreolharam-se...
... e caíram na gargalhada também!

-- Ha-ha-ha! Você parecia uma vela!!! - ria Zé batendo em seus joelhos.
-- Só acontece com você mesmo, Alya! Ha-ha! - gargalhava Lino. Os olhos em riscos.

Rimos muito.
Ri de chorar. E se continuasse rindo perderia o controle e choraria de verdade...
Você deve estar achando isso muito estranho. Alguém rir de algo tão macabro. Mas eu já estava acostumada com essas estranhices e naquele momento, com meu enamorado ali e meu amigo, rir era a melhor maneira de extravasar a tensão... apesar de que acho que daquela vez eu consegui passar um atestado de 'maluca total'...

Depois que Nini saiu do telefone, ela veio ver o que nos arrebatara no balcão uma vez que o barulho estava impróprio para uma biblioteca. Contei o que vira.
Ela achou que eu estava brincando, mas nos contou que alguns alunos já tinham visto o fantasma do patrono da biblioteca por ali. O Plínio Sussekind. Nós rimos mais um pouco com essas estórias.

Foi bom ver o Lino rindo... Mesmo tendo eu levado um susto daqueles.
 Ele tinha um sorriso encantador... dentes branquinhos... Ooops... Virei o rosto e parei de encarar.

Aproveitamos para falar de situações de medo... eu não contei nem 1% das minhas aventuras...
E passamos o resto da tarde assim.

Dei graças a Deus por, naquele dia, não ter tido reunião do DA na Urca.
Eu precisava de tempo para me acostumar à ideia de ter Lino por perto como a um amigo qualquer...

-------------------

No dia seguinte, depois de uma apresentação em uma matéria do curso, depois de ter contatado outras faculdades sobre a prévia do Encontro de Estudantes, depois de ter copiado matérias atrasadas e depois de ter narrado os insólitos acontecimentos do acervo e driblado Lili cordialmente sobre como estava suportando meu relacionamento amoroso unilateral-platônico, entrei na biblioteca do IF sorridente como sempre.

Estava todo mundo no balcão da recepção: Zé, Lino, Seu Manoel e Nini Brantes. Pareciam animados vendo algo espalhado sobre a bancada.
Perguntei qual era a novidade quando me acomodei na cadeira.

-- Chegaram os jalecos. - respondeu Nini Brantes - Fui informada também que nossa biblioteca passará por reformas. - comentou
-- Jalecos? - olhei as embalagens com as camisas azuis. Eu achava aquilo muito démodé, mas uma biblioteca não é o lugar mais salubre do mundo... -- Ah... Legal. Vou ter que usar também?
-- Não será preciso... só quando você for trabalhar no acervo. - respondeu ela - Aqui no balcão é limpinho.

Fiquei grata. Eu já me achava feia... imagine, feia, e de jaleco?

Nosso dia seguiu. Estava sendo movimentado. Uma palestra no IF havia impulsionado os alunos a procurar certos tópicos no acervo e a biblioteca estava no maior entra e sai.
Eu, Zé e Lino revezávamos no atendimento realizando os empréstimos, dando baixa nas devoluções e auxiliando na localização de títulos.

Lá pelas quatro da tarde, perto do meu horário de saída, bateu aquela fome. A biblioteca estava mais tranquila, então achei que uma paradinha não iria sobrecarregar ninguém.

-- Meninos, vou à copa comer uns biscoitos. - anunciei - Alguém quer me acompanhar? - completei torcendo para que Lino fosse.
-- Não, obrigada, Alya. - reponderam os dois.

Desapontada, mas ainda com fome, fui para nossa copa.
A copa era uma salinha no fundo do hall. Só cabiam um forninho elétrico e uma cafeteira sobre a pia; um armário de duas portas, um frigobar e uma mesinha de dois lugares com duas cadeiras.
Abri o armário e peguei alguns biscoitos de leite. Nós fazíamos uma vaquinha para comprar biscoitos todos os meses, de modo que sempre tinha alguma coisa comunitária lá para se comer. Bebi uma xícara de café requentado.

Quando saí de lá, encontrei o Zé todo atolado com uma pilha de livros. Não perguntei pelo Lino. Tinha que manter minha fachada de 'indiferente'.

-- Quer ajuda, Zé? - ofereci

Ele resmungou alguma coisa e continuou ocupado em anotar as devoluções.
Olhei a pilha e vi dois livros importantes os quais Nini estava aguardando a chegada.

-- Os livros do Feynman foram devolvidos! Vou levá-los para Nini...

O Zé estava tão concentrado na estatística que nem sei se me ouvira. Peguei os livros e fui para a sala de Nini Brantes.

Entrei no acervo, passei pelo corredor e avancei pelas estantes sem olhar para os lados. Ainda estava com medo de ver alguma coisa como no dia anterior.
Me dirigi para a sala de Nini. Essa ficava no fundo do acervo; era o que alguns chamam de "aquário" - uma divisória de vidro montada sobre estruturas de compensado.
Quando alcancei os vidros a claridade me iluminou e eu vi.

Que susto!!! Um homem sem camisa!!!

Soltei uma exclamação e do outro lado ele soltou uma também.

Levei um segundo para perceber que Lino estava provando os jalecos naquele espaço.
Baixei a cabeça no outro segundo, mas foi o suficiente para notar os braços fortes, o tórax coberto de pelos, e a pequena imagem escura tatuada no braço do rapaz.

-- Me desculpe!!! - exclamei. Estava mais vermelha que um pimentão.

Girei nos calcanhares - totalmente sem graça! - e cheguei ao balcão na metade do tempo que fizera pra ir. Me joguei na cadeira.

-- Que foi, Alya! Viu outro fantasma! - Zé estava alarmado.
-- Quase! - eu estava queimando - Me assustei com o Lino... - "assustada" não era bem a palavra...
Zé riu alto. Ele devia ter ideia do que me acontecera.

-- Seu bobo! - levantei da cadeira rindo totalmente ruborizada - Você podia ter me avisado!!! - eu ria de vergonha enquanto batia com os livros do Feynman no ombro dele. - Ai, meu Deus!!!

Ele começou a zoar da minha cara vermelha. Que ódio!!!
Depois de mais alguns tapas eu me acalmei.
A visão de Lino sem camisa só piorou minha situação. Eu já achava ele atraente... sem camisa... Irresistível.

A coisa ficou pior ainda quando Lino voltou ao balcão. Estava usando o bendito jaleco. Me olhava com um sorrisinho malicioso.
Eu já estava controlada, mas totalmente constrangida.

-- Você me assustou. - falou ele com aquela calma insuportável - Pensei que fosse um dos seus fantasmas... - sorriu e se sentou.

Tornei a ficar vermelha. "Meus fantasmas..." - Humf! - Moderei minha voz.

-- Ah... me desculpe. Ninguém me avisou que você estava lá...

Atrás de mim, ouvi o Zé disfarçar o riso dele numa tossida.

-- Desculpe a mim. - respondeu Lino - Eu devia ter ido ao toalete ou ao vestiário - ambos ficavam no corredor, afastados da biblioteca.
-- Que isso... foi nada... bobagem.

Eu estava mesmo sem graça, mas discrição nunca foi meu forte. Ele viu quando eu olhei para o braço dele aonde a tatuagem devia estar ocultada pela manga da camisa.

-- Você viu? - apontou com os olhos. Sorria. Suas faces coraram também.
-- Er... vi. - não consegui me segurar - O que é? - perguntei curiosa.

Ele estendeu o braço e arregaçou a manga da camisa. A pequena tatuagem ficava na parte interna de seu braço, próximo à axila. Era pouco maior que um boton.
Um dragão sinuoso em negro, verde e vermelho com toques azuis, enroscado sobre si mesmo. Parecia uma medalha.

-- Fiz quando tinha uns quinze anos... Os garotos da turma estavam fazendo tatuagens... sabe como é... para se exibir... - e riu - Eu tinha pavor de agulhas mas não queria parecer um fraco e fiz esta pequena...

Nós rimos.

-- É interessante... - ...como tudo em você.

Alguém entrou no hall.
Nos ajeitamos nas cadeiras... nossas cabeças estavam quase se tocando.
Levantei e fui atender ao usuário.

Na saída, encontrei Lili e caminhamos conversando.
Não tive como deixar de comentar a ocorrência do dia.
Obviamente, ela também ficou me sacaneando. E foi ainda pior porque ela sabia o que eu sentia pelo Lino (ela brincou dizendo que mais um pouco e eu teria quebrado aquela vidraça e agarrado ele; entre outras coisas desse tipo...).

Quando me despedi dela, fiquei pensativa enquanto andava até em casa.
A situação toda seria cômica se não fosse trágica (ao menos para mim): um cara tímido, uma garota expansiva, uma paixão velada... e ocorrências estranhas para temperar... Putz!
À noite, deitada só em meu quarto, minha cabeça estava confusa. Não sabia se fomentava o que sentia e corria o risco de perder a amizade dele, ou se engavetava os sentimentos e tocava minha vida.

Eu piscava os olhos e a imagem de Lino sem camisa me assombrava... Mas era o fantasma mais doce que eu conhecia...

(Continua)

0 Comentários: